A carga, que inclui medicamentos e outros materiais médicos, tem 18 toneladas e está avaliada em 80 mil euros, revela o portal cubainformacion.tv.
Prevê-se que saia do porto valenciano no próximo dia 23, com destino ao porto cubano de El Mariel, tendo como destinatário o projecto sócio-comunitário Quisicuaba, de Havana.
Ainda de acordo com a fonte, o Quisicuaba encarregar-se-á da sua distribuição, em conjunto com outras instituições cubanas, como a Fundação Nicolás Guillén e o Hospital Clínico Cirúrgico «Hermanos Ameijeiras», para prestar cuidados a milhares de pessoas, sobretudo adultos idosos e em risco de exclusão social, na capital cubana e noutros municípios.
O carregamento do contentor foi realizado no âmbito de uma jornada de trabalho voluntário, este sábado, que juntou pessoas solidárias com Cuba de vários pontos do Estado espanhol, como Torrejón de Ardoz, Madrid, El Prat del Llobregat, Valência, além de cubanos residentes.
Também se juntaram a estes trabalhos membros da brigada que esteve na Ilha no último Verão, bem como pessoas que devem ir a Cuba em Abril próximo, numa viagem com docentes e sindicalistas articulada com o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).
Os materiais sanitários foram doados por diversas instituições e terras ao longo de vários meses, nomeadamente a Euskadi Cuba, a associação Ernesto Guevara, de Torrejón de Ardoz, a Camilo Cienfuegos, de Dénia, a Amistad con Cuba Miguel Hernández, de Alicante, o colectivo solidário Corazón Exprés, da Marina Baixa, e a localidade de Bétera.
Também foram doadores a Intersindical Solidària e o Partit Comunista del País Valencià, bem como a própria associação valenciana, indica o cubainformacion.tv.
Desta vez, o frete foi financiado pela Asociación Valenciana de Amistad José Martí, que lançou uma campanha solidária em conjunto com as entidades do Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba, na sequência do impacto recente de dois furacões na Ilha.
No XVII Encontro Estatal de Solidariedade com Cuba, realizado em Málaga em Outubro, e o XIX Encontro Europeu, que teve lugar em Paris em Novembro, foi feito um apelo urgente ao reforço da cooperação material com a maior ilha das Antilhas, lembra a fonte.
Mais materiais médicos prontos para seguir por via aérea
Uma carga de 1,3 toneladas com materiais médicos, com um valor estimado em 300 mil euros, preparada pela Embaixada de Cuba em Madrid em conjunto com várias associações solidárias, também está pronta para seguir para a Ilha, revelou esta segunda-feira a Prensa Latina.
Trata-se de materiais doados no âmbito de uma campanha de solidariedade com os afectados pelo furacão Rafael, na qual participaram o Movimiento Primero de Febrero, Rincón Cubano Granma, Asociación de Solidaridad y Cooperación para el Desarrollo Ernesto Guevara, Medicuba España, Comisiones Obreras de Madrid, Izquierda Unida, Partido Comunista de España de Madrid e cubanos residentes.
A carga, que seguirá proximamente por via aérea, será recebida pelo Ministério de Saúde Pública e distribuída pelas províncias ocidentais do país caribenho.
De acordo com os organizadores, este gesto solidário constitui mais um exemplo dos laços de amizade que unem os povos de Cuba e os do Estado espanhol, no contexto de um «trabalho incansável (…) para superar os obstáculos impostos pelo injusto e desumano bloqueio do governo dos EUA contra Cuba».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui