Theresa May disse hoje que está na altura de os britânicos voltarem às urnas, antes de começarem as «negociações detalhadas» sobre o processo de saída do Reino Unido da UE. Falando em frente à residência oficial, em Londres, sublinhou que «o país está a ficar mais forte», mas que «as divisões em Westminster põem causa a nossa capacidade de fazer do Brexit um êxito», informa a PressTV.
May, que negara a possibilidade de antecipar a convocação de eleições legislativas, decidiu convocá-las para o próximo dia 8 de Junho e responsabilizou a oposição por ter de tomar esta decisão – «com relutância» –, na medida em que os seus «jogos políticos» e divisões no Parlamento minam o país nas negociações sobre o Brexit, indica o Diário de Notícias.
As próximas eleições legislativas no Reino Unido só deveriam ter lugar em 2020. De acordo com diversas sondagens, o Partido Conservador detém, actualmente, grande vantagem sobre os Trabalhistas, principal força da oposição, e esse poderá ter sido um factor de peso na decisão de May.
Em comunicado, o líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, já disse aceitar a decisão de May, que sucedeu a David Cameron em Julho do ano passado. Para que tenha efeito, a antecipação das eleições terá de ser confirmada no Parlamento por dois terços dos deputados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui