Com cerca de 2800 habitantes, a freguesia do Curral das Freiras caracteriza-se por uma forte dependência agrícola, sobressaindo as culturas de castanha, de cereja e de ginja.
As más condições atmosféricas sentidas este ano afectaram a produção comparativamente a 2015. Os agricultores estimam uma perda de 80% na cereja e de cerca de 50% na ginja, e reivindicam apoios à Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP) e à autarquia de Câmara de Lobos (PSD), para compensar os prejuízos.
O cenário apresentado pelos produtores contradiz, no entanto, as afirmações do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do director regional de agricultura, que, na terceira edição do Arraial da Ginja, realizada recentemente, terão assumido que se tratava de um ano excepcional de produção e que os produtos mantiveram a qualidade. Os agricultores contrapõem: «o fruto que conseguiu vingar está afectado pela mosca de asa pintada, vulgarmente designada por mosca da fruta».
Além do mau tempo, vêem-se a braços com o problema das pragas. Recordam que as práticas antigas, como as queimadas controladas (entretanto proibidas), «ajudavam a lidar com o problema, uma vez que o fumo e o calor permitiam desinfectar a terra dos parasitas e de pequenas larvas», denunciam a promoção de herbicidas pela SRAP e pedem soluções. Os produtores afirmam que a introdução de «tantos químicos», não só não dá garantias, como conduz ao desaparecimento das colheitas, contribuindo para a perda de rendimentos das famílias.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui