O auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã encheu-se de críticas por parte de quem vive, há quase um ano, sem caixa multibanco. «O fecho do último balcão bancário existente no bairro pertencente ao Millenium BCP, e posteriormente, em 7 de Dezembro do ano passado, da caixa multibanco, prejudicou e penaliza gravemente a população, em particular a mais idosa», lê-se num comunicado do grupo de moradores. As consequências da perda deste serviço de proximidade, acrescenta, não deixaram a salvo o pequeno comércio.
O grupo já desenvolveu várias iniciativas, com destaque para a recolha de mais de mil assinaturas, entregues no início do ano na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal da Covilhã, e a afixação de cartazes em todo o bairro. Denunciam que a Junta de Freguesia «tem sido altamente criticada pela atitude passiva», salientando que, em resultado da sua luta, a Assembleia de Freguesia e a Assembleia Municipal, «por proposta da CDU, aprovaram recomendações por unanimidade em defesa da reposição deste serviço público no bairro».
No passado sábado, e a par de denunciarem as dificuldades em levantar dinheiro e pagar contas, os moradores do Bairro da Estação reafirmaram a intenção de prosseguir as acções de luta pela reposição urgente da caixa multibanco e que esta «sirva com qualidade a população que reside, trabalha e visita o bairro». Porque o bairro, insistiram, «não pode continuar “fora de serviço”».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui