|mobilidade e transportes

Câmara do Seixal quer parques de estacionamento ao serviço das populações

A autarquia exige que a Fertagus e a Transtejo contrariem o «total desaproveitamento dos parques de estacionamento nos 5 interfaces de transportes do concelho», que devem existir para servir os utentes.

Parque da Transtejo, Seixal
Créditos / Câmara Municipal do Seixal

A aprovação da redução do valor do passe social intermodal fez com que, desde 1 de Abril de 2019, todas as operadoras de transporte colectivo de passageiros no concelho tenham registado um crescimento «expressivo» na procura.

Isto trouxe «um aumento do fluxo de veículos nas áreas envolventes das estações, congestionando a circulação automóvel e provocando o estacionamento desordenado em todos os espaços públicos existentes, ao mesmo tempo que há parques de estacionamento com lugares vagos ou mesmo encerrados», lê-se em nota enviada à imprensa.


O presidente da do Município do Seixal, Joaquim Santos, lembra que, «apesar das diligências da autarquia junto do Governo e das concessionárias no sentido da utilização plena dos parques de estacionamento destes cinco interfaces de transporte, não existe até hoje qualquer perspectiva que permita este objectivo».

Assim, a Câmara Municipal do Seixal aprovou, esta quarta-feira, uma tomada de posição que exige que se dê resposta a este problema, nomeadamente através do investimento necessário para a «manutenção dos espaços dos próprios parques».

A autarquia está solidária com a Comissão de Utentes de Transportes do Concelho do Seixal pela petição lançada «Parques de estacionamento gratuitos! Por mais e melhores transportes!», na qual se defende a gratuitidade dos parques de estacionamento das estações da Fertagus e do terminal fluvial da Transtejo.

Em defesa da mobilidade pública colectiva, a Câmara aprovou ainda a «aquisição de três mini-autocarros eléctricos urbanos de passageiros».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui