|Ambiente

Cinfães: População denuncia descargas no Ribeiro de Sampaio

As descargas de águas residuais no Ribeiro de Sampaio, no concelho de Cinfães (Viseu), afectam a qualidade de vida da população de Ponte de Louredo, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira.  

O Ribeiro de Sampaio, também designado Ribeiro Sonoso, desagua no Rio Douro é o ícone da freguesia de São Cristóvão da Nogueira
Créditos / Filipe Machado

A situação, já denunciada pela população à Águas do Norte, foi alvo de uma pergunta do PEV ao Ministério do Ambiente, na semana passada. Segundo o grupo parlamentar, as «frequentes descargas» de águas residuais pela estação elevatória existente naquela povoação ocorrem «sem qualquer tratamento». 

O PEV afirma que o problema se arrasta desde 2015 e «tem motivado o descontentamento da população, que sucessivamente tem denunciado estas descargas periódicas». Ouvida pelo partido, no passado dia 2 de Abril, a população referiu haver momentos em que ocorrem pelo menos três descargas de esgotos por semana. 

A situação, lê-se no texto, polui «as águas límpidas do ribeiro», deixando «um rasto de detritos e infestando a povoação de Ponte de Louredo com cheiros intensos e nauseabundos», tendo levado já à apresentação de uma queixa à GNR, por parte da Junta de Freguesia de São Cristóvão de Nogueira. 

O PEV adianta que «as sucessivas descargas no ribeiro de Sampaio devem ser evitadas pela Águas do Norte, uma vez que constituem um atentado ao ambiente, à qualidade de vida das pessoas e à própria saúde pública, já que as águas são utilizadas para banhos, em particular na zona do parque de lazer». 

Na missiva enviada à tutela, «Os Verdes» pretendem saber se existe conhecimento desta situação e que medidas estão a ser implementadas pelo Ministério do Ambiente, a curto prazo, para resolver o problema. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui