A proposta, que ainda aguarda agendamento, defende a criação de equipas mistas, num trabalho promovido pela autarquia junto da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Segurança Social.
«A evolução epidemiológica na região de Lisboa mereceu recentemente a adopção de medidas excepcionais, as quais têm também incidência no Município de Lisboa, que deverá adequar a sua intervenção neste contexto, considerando também as medidas implementadas com sucesso noutros municípios» da Área Metropolitana, referem os eleitos comunistas num comunicado.
Entre os exemplos está a geo-referenciação dos casos, salvaguardando o anonimato, utilizada, por exemplo, pela Câmara de Loures. O objectivo é acompanhar as possíveis cadeias de contágio, bem como as condições de cumprimento do confinamento.
Tendo em conta que a progressão da pandemia e das suas consequências sociais tem maior impacto nas camadas mais desfavorecidas, mais afectadas pela precariedade laboral e de menores recursos económicos, os vereadores do PCP propõem que sejam identificadas as situações em que não seja possível às pessoas infectadas ou em quarentena fazer o isolamento em segurança.
A par da necessidade de se encontrarem alternativas, os eleitos propõem uma melhor identificação dos factores que estão na origem dos casos positivos, tal como a dinamização de uma campanha de sensibilização e educação para a saúde.
Frisam ainda que o surto epidémico e as medidas necessárias para o prevenir e combater reforçaram a importância da defesa dos serviços públicos, nomeadamente da Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui