«Os vereadores do PCP tiveram conhecimento de que serão encerradas as instalações do Jardim de Infância (JI) n.º 1 de Benfica, com o intuito de transformar aquele equipamento num centro de rastreio para a Covid-19», referem os eleitos num comunicado.
Afirmam que «não são conhecidas as razões da opção pela abertura deste centro de rastreio» e consequente encerramento do JI, «nem tão-pouco se estão garantidas as condições de acolhimento destas crianças nas instalações para onde serão encaminhadas».
Por outro lado, frisam que a Câmara Municipal de Lisboa dispõe de um conjunto de equipamentos com características semelhantes, que, ao contrário do que se prevê no pré-escolar (1 de Junho), não deverão reabrir em breve.
Os eleitos sublinham que, a confirmar-se, «esta alteração [...] impossibilita o regresso destas crianças à sua escola, espaço com que estão identificadas», acrescentando que esta será «mais uma alteração "anormal" a toda a situação que já vivemos e que se deveria procurar minimizar», designadamente junto das crianças e da comunidade educativa.
Os vereadores comunistas, que recentemente tinham visitado este equipamento e apresentado um requerimento à Câmara de Lisboa, questionando-a sobre as obras de requalificação previstas e a data prevista, voltaram a interpelar a autarquia.
Os eleitos pretendem conhecer as razões da escolha e se foram equacionadas outras opções, mas também onde será instalado o JI n.º 1 de Benfica e se estão garantidas todas as condições de segurança, acessibilidades e requisitos necessários para o funcionamento deste equipamento.
«Não estando finalizadas as instalações provisórias para acolher estas crianças durante as obras de beneficiação geral do JI de Benfica, esta opção implica que se irá proceder a uma nova mudança de instalações durante o próximo ano lectivo?», interrogam.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui