|propaganda

Em Alpiarça o PS chamou a GNR para impedir a JCP de fazer propaganda política

No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril que pôs termo ao fascismo, o PS, que actualmente é poder na Câmara Municipal de Alpiarça, quis impedir a JCP de realizar propaganda política numa feira. 

Parte da atividade política do PCP e da sua juventude, a JCP, passa por contactar directamente com as populações. Esta foi a razão pela qual o executivo municipal do PS em Alpiarça tentou impedir uma acção de divulgação da Festa do “Avante!” e de uma exposição política sobre os 50 anos do 25 de Abril, algo que motivou uma queixa do PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). 

A acção da JCP passava pela realização de uma banca e exposição política foi afixada numa parede pública durante a feira de Alpiagra, algo que no entender do PS poderá ser demasiado democrático. Ignorando a legalidade da acção, assim como o direito constitucional que prevê o direito à propaganda política, a Câmara chamou, então, a GNR ao local. 

Apesar da tentativa de intimidação os jovens comunistas, conscientes dos seus direitos e munidos de razão, recusaram por duas vezes acabar com a acção que estava a ser realizada. 

Em comunicado, a comissão concelhia do PCP justifica a queixa à CNE pela rapidez na resposta e esta entende que afixação de propaganda política não pode ser impedida em muros exteriores de espaços públicos e que a divulgação da Festa do “Avante!” tem que ser considerada como propaganda pelo que «não pode ser impedida em espaços de circulação pública ainda que sejam privados». 

Os comunistas consideram ainda que «o comportamento da Câmara é lamentável» especialmente em Alpiarça, «terra forjada na luta pela liberdade e pela democracia, em que tantos dos seus filhos pagaram caro essa luta contra o regime fascista; terra fortemente empenhada na defesa da Revolução de Abril e nas suas conquistas». 
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui