«Este tipo de medidas visa o cumprimento do Acordo de Paris, nomeadamente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050», afirmou, em declarações reproduzidas em comunicado da Câmara Municipal do Seixal (CMS), Joaquim Santos, presidente desta autarquia.
Incentivar o uso de energias limpas «no sentido da descarbonização do concelho» vai permitir reduzir os custos da fatura paga pelo movimento associativo e pelas instituições sociais, trazendo uma maior sustentabilidade «financeira e ambiental às colectividades e associações».
Tendo em conta as vantagens que advém da instalação deste tipo de painéis, «tais como a redução de emissões de gases com efeito de estufa» e a produção autosuficiente de energia, «que permite reduzir a factura da água», as várias colectividades abrangidas vão sentir um reforço na sustentabilidade financeira das suas instituições.
Ao Ginásio Clube de Corroios, à Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora e o Clube Desportivo e ao Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas foi atríbuido um valor financeiro para que estas associações e colectividades possam proceder à instalação de sistemas solares fotovoltaicos.
De acordo com o comunicado enviado ao AbrilAbril, pela CMS, o concelho do Seixal tem «mais de três mil horas de exposição solar anual», o que comprova o enorme potencial que instalação de painéis fotovoltaicos representa para todo o município.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui