|Lisboa

«Lutas em tempos sombrios». Iniciativa dos Comuns promove assembleia este sábado

Três mesas de discussão e 12 pessoas para lançarem conversas sobre temas como a guerra, racismo e neoliberalismo. É a Assembleia Iniciativa dos Comuns, que terá lugar este sábado, na FCSH, em Lisboa. 

Créditos / FCSH-UNL

O alerta de Gramsci, de que «o velho mundo agoniza, um novo mundo tarda a nascer, e, nesse claro-escuro, irrompem os monstros», deu o mote à «Assembleia Iniciativa dos Comuns – Luta em tempos sombrios», que a Iniciativa dos Comuns realiza amanhã, entre as 10h30 e as 18h, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). 

Guerra e paz no século XXI, Racismo, cidade e luta de classes, Neoliberalismo e neofascismo são os três temas em debate nesta assembleia, na qual participam, entre outros, Carlos Almeida, Teresa Almeida Cravo, Carlos Hortmann, Flávio Almada, João Rodrigues, Miguel Dores, Manuel Loff e Nuno Ramos de Almeida. A moderação está a cargo de Inês Espírito Santo, Marta Lança e Margarida Davim.  

«Não há teoria sem prática, nem prática sem teoria. A luta ideológica é fundamental para combater o neoliberalismo, o neofascismo e afirmar a luta de classes», refere a apresentação da assembleia. 

Formada em 2022, a Iniciativa dos Comuns é um colectivo que se propõe organizar conversas, assembleias, acções, campanhas e explorar novas formas de comunicação. «Iniciativa dos Comuns porque interessadas pelo correr dos dias e pela história do século, das lutas anticoloniais à Revolução de Abril. Porque estamos nas lutas anticapitalistas», lê-se no site da Iniciativa dos Comuns.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui