A moção, apresentada pela CDU e aprovada na passada semana, chamava a atenção para os «elevados prejuízos acumulados que obrigaram à transferência de subvenções de alguns milhões de euros por parte dos seis municípios» que integram a empresa intermunicipal e para a necessidade de «profundas alterações ao seu Estudo de Viabilidade Económica e Financeira». Mas também para a exigência da «aprovação de um novo tarifário dos seus serviços», cujos aumentos já «ultrapassam os 20%».
O concelho de Tomar vai sofrer o aumento dos tarifários da água, saneamento e resíduos, através de uma proposta aprovada na Assembleia Municipal, que já prevê um novo aumento em Janeiro. A denúncia é feita pela CDU, que chama a atenção para a última reunião da Assembleia Municipal de Tomar, onde se discutiu o ponto sobre a revisão do Estudo de Viabilidade Económico-Financeira e o Contrato de Gestão Delegada apresentado pela Tejo Ambiente e, «na votação final, com os votos favoráveis do PS e abstenção do PSD e Independentes do Nordeste, foi aprovado na realidade o aumento dos tarifários» da água, saneamento e resíduos a partir do dia 1 de Agosto. A CDU, que sublinha ter votado contra estes aumentos, propôs a saída do concelho de Tomar da Tejo Ambiente recomendando à «Câmara a preparação dessa saída» e apresentou uma moção pedindo uma auditoria externa às contas da empresa, que no primeiro ano de actividade, em 2020, registou um saldo negativo de 2 milhões de euros. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Local|
Tejo Ambiente aumenta tarifários
Contribui para uma boa ideia
A CDU denunciava o facto de a Tejo Ambiente ter recusado dar a informação, a que está obrigada, «sobre Receitas e Despesas contabilizadas a 31 de Março de 2022 e desvios verificados relativamente ao previsto no seu orçamento aprovado para o ano 2022».
Entretanto, deve ser dado conhecimento da referida moção às assembleias municipais dos outros cinco municípios que integram a empresa Tejo Ambiente e à Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
A Assembleia Municipal de Tomar já tinha aprovado as propostas do PSD (em 2021) e da CDU (em 2022) para a realização de auditorias externas à gestão da empresa Tejo Ambiente, que continuam por concretizar.
Na reunião da Assembleia Municipal de Tomar realizada em Julho, a CDU tinha proposto a saída do concelho de Tomar da empresa Tejo Ambiente.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui