|eleições regionais

Açores: AD sem maioria absoluta

A coligação de direita açoriana não obteve a maioria absoluta, embora tenha ficado à frente do PS, garantindo ao PSD a liderança do governo regional.

Um eleitor recebe um boletim de voto a fim de votar nas eleições legislativas regionais antecipadas na Região Autónoma dos Açores. Ponta Delgada, 4 de Fevereiro de 2024
CréditosAndré Kosters / LUSA

O resultado eleitoral dos Açores traduziu-se na obtenção de 26 deputados pela coligação de direita (PSD/CDS/PPM), mais um que em 2020, enquanto o PS perdeu dois deputados, obtendo 23 mandatos. O CH passou de dois para cinco deputados, o BE obteve um mandato (perdeu um), tal como a IL e o PAN.

Quanto à CDU, apesar da evolução do número de votos obtido, o resultado não assegurou a eleição de um deputado (ficou a 85 votos) e o consequente regresso à Assembleia Legislativa Regional.

Este novo quadro político açoriano resultante das eleições conduzirá à formação de um governo da coligação de direita, liderado pelo PSD, independentemente da base de apoio que resulte do processo negocial que se deverá seguir. Uma solução que se traduzirá na continuidade das políticas que depauperaram a Região, nomeadamente em relação ao esvaziamento dos serviços públicos e à delapidação das já difíceis condições de vida dos açorianos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui