O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta manhã, as Contas Nacionais Trimestrais Por Sector Institucional, que mostram uma evolução positiva das contas públicas no segundo trimestre do ano. A evolução em cadeia mostra um crescimento da receita em 0,2% e uma quebra na despesa de 0,4%, no sector das administrações públicas.
A diminuição da receita em impostos sobre o rendimento, designadamente com o fim progressivo da sobretaxa do IRS, é compensada com o aumento da receita com impostos sobre a produção e a importação, e em contribuições sociais, por via do aumento do emprego.
A evolução negativa do investimento público dá o maior contributo para a ligeira diminuição de despesa registada. Este indicador continua em queda e representa um dos maiores entraves à aceleração do crescimento económico.
O défice das administrações públicas ficou nos 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) durante os primeiros seis meses do ano, uma diminuição face aos 4,6% registados no período homólogo.
O ministro das Finanças, em reacção aos dados divulgados, defendeu que a execução orçamental de 2016 está «no bom caminho», numa declaração na residência oficial do primeiro-ministro ao final da manhã.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui