|ataque à democracia

CNJ denuncia atropelos às liberdades democráticas em Escola Secundária

O Conselho Nacional da Juventude, em nota de imprensa, denuncia que a direcção da Escola Secundária du Bocage impôs um processo disciplinar e destituiu uma Associação de Estudantes democraticamente eleita por «dar mau nome à escola».

Créditos / Mapio

A direcção da Escola Secundária do Bocage fez valer a sua «disciplina» pela força. Segundo o Conselho Nacional da Juventude, a Associação de Estudantes da escola em questão, após ter participado numa iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), viu-lhe ser aplicado um processo disciplinar e foi destituída. 

Este, infelizmente, não é caso único dado os vários momentos onde as direcções das escolas tomam acções semelhantes, mas este ganha particular importância pelo contrassenso. A iniciativa do IPDJ que estava a ocorrer na escola estava enquadrada na apresentação do programa «Associa-te» que visa promover uma campanha informativa sobre .Associativismo Estudantil.

A acção arbitrária da direcção da escola acontece porque durante a iniciativa, aproveitando a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, uma estudante, representante da Associação de Estudantes, denunciou a falta de apoio que a sua escola dá à mesma, dizendo que foi preciso esperar três meses para a primeira reunião. Na sequência da valorosa intervenção, a direcção da escola destituiu a direcção da Associação que estava em funções e empossou a segunda lista mais votada. 

Como se tal não fosse suficiente, a direcção da escola cancelou ainda um torneio de jogos que iria haver e, uma vez que os estudantes não ficaram satisfeitos e protestaram, chamou as autoridades policiais e instaurou um processo disciplinar à aluna em questão.

O CNJ já tentou entrar em contacto com a direcção da escola, mas sem sucesso. Na nota enviada, é reiterado a preocupação pelo ocorrido uma que o associativismo é «uma das principais formas de participação cívica dos jovens». 

 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui