|guerra colonial

Evocar os 60 anos da Guerra Colonial

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) lançou uma Carta Aberta à sociedade portuguesa, quando passam 60 anos sobre o início da Guerra Colonial - 4 de Fevereiro de 1961.

«Guerra Colonial: exército português em operações», Fundação Mário Soares / AMS - Arquivo Mário Soares - Fotografias Exposição Permanente [disponível: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114090 (2020-3-24)]
Créditos

A ADFA quer manter viva a memória e o sofrimento que a Guerra Colonial provocou, cujas marcas mais evidentes são os deficientes das Forças Armadas, «a força justa das vítimas de uma guerra injusta».

60 anos depois, o assinalar da data tem para a ADFA, sobretudo, a importância de avivar e partilhar memória não apenas nas escolas, mas junto de todos os jovens, nomeadamente as «mulheres e homens que constituem o Poder» e que não «tiveram que passar pelo horror da Guerra Colonial».

Apesar de marcados pelo sofrimento da guerra, os deficientes das Forças Armadas continuam a reivindicar «Dignidade e Cidadania, para, na Liberdade de Abril», sentirem que o País não só os respeita mas, sobretudo, cuida deles, saldando definitivamente «a dívida que Portugal tem para com os seus deficientes».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui