|Eleições Regionais dos Açores

CDU e PS no arranque da campanha eleitoral

Jerónimo de Sousa: «A CDU pode crescer e avançar nestas eleições»

O secretário-geral comunista apelou ao reforço da CDU nas próximas eleições regionais dos Açores. A um mês do acto eleitoral, também António Costa entrou na campanha.

A CDU escolheu o Faial para um jantar com apoiantes, com a participação de Jerónimo de Sousa e dos primeiros candidatos da coligação
Créditos

O trabalho na Assembleia Regional, mas também na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, é a garantia de que a CDU tem «uma só cara e uma só palavra», garantiu o dirigente comunista. Jerónimo de Sousa participou num jantar-comício no Faial, ontem à noite, no arranque da campanha da coligação que junta o PCP e o PEV.

«Do que se trata aqui é de eleger deputados para a Assembleia Legislativa Regional. E é mediante essa correlação de forças que se determinam as soluções políticas e as medidas a encetar pela Assembleia e pelo próprio Governo», afirmou o secretário-geral do PCP. Também Aníbal Pires, deputado regional e primeiro candidato da CDU pelo círculo de compensação, sublinhou a necessidade de «derrubar esta maioria absoluta do PS, que lhe tem permitido decidir sozinho e em função dos seus próprios interesses político-eleitorais».

Aníbal Pires lembrou que a orientação do Governo Regional tem levado ao adiamento de alguns investimentos essenciais no arquipélago, e em especial na ilha do Faial, que os comunistas entendem que foi «marginalizada» pelos socialistas.

O candidato da CDU pelo círculo eleitoral do Faial, João Decq Mota, apelou à mobilização dos faialenses em volta da candidatura. Os quatro deputados estão repartidos de forma igual, mas entre 2000 e 2004 a CDU conseguiu eleger um deputado, resultado que aspiram repetir. Nas últimas regionais, a coligação de comunistas e ecologistas foi a terceira força política mais votada no Faial.

António Costa também entrou na campanha a um mês das eleições

O secretário-geral do PS participou num jantar-comício em São Miguel, onde apelou ao apoio à candidatura do partido que lidera o Governo Regional dos Açores desde 1996, primeiro com Carlos César e, nos últimos quatro anos, Vasco Cordeiro.

António Costa sublinhou que «reforçar a autonomia é reforçar a coesão de Portugal», destacando a importância de sectores como o leiteiro e o turismo na Região Autónoma.

O encontro socialista teve a participação do actual presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e do seu antecessor e actual presidente do PS, Carlos César.

As eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores estão marcadas para 16 de Outubro. Os açorianos são chamados a eleger 31 deputados, distribuídos por dez círculos eleitorais, um por cada ilha do arquipélago e outro círculo de compensação, de forma a garantir a proporcionalidade do sistema eleitoral.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui