O porta-voz do PS argumentou, em entrevista conjunta ao TSF e ao Dinheiro Vivo, que os cortes foram retirados em 2016 e a progressão nas carreiras foi descongelada já este ano, o que terá impactos orçamentais nos próximos anos.
No entanto, os trabalhadores da Administração Pública não têm qualquer aumento salarial desde 2009. Se no próximo ano se mantiver o congelamento, fecha-se uma década inteira com a tabela salarial na mesa, enquanto a taxa de inflação pode ditar uma perda real superior a 12%.
Mesmo com o descongelamento das progressões nas carreiras, continuam a existir muitos trabalhadores do sector público que continuam a ganhar o mesmo que recebiam em Janeiro de 2009.
Os sindicatos da Frente Comum (CGTP-IN) avançaram com uma proposta de aumento de 4% já para este ano, na sua proposta reivindicativa comum. O descongelamento das progressões vai significar uma subida no salário de alguns dos trabalhadores do sector público, mas mesmo esse efeito só se fará sentir plenamente no próximo ano.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui