Por vários sectores a luta vai-se intensificando. Um desses sectores é o da juventude, em particular dos estudantes do ensino secundário que querem mostrar que têm voz e uma palavra a dizer sobre o rumo do país e a degradação da Escola Pública.
Neste sentido, o Movimento Voz aos Estudantes anunciou que a semana que aí vem será de intensa luta, com oito concentrações marcadas para oito escolas. Talvez haja quem tenha visto na queda do Governo a desculpa perfeita para parar de lutar, mas os estudantes não encaram a situação da mesma forma e sabem que há um Orçamento do Estado que será aprovado e nele não estão contidas as respostas necessárias para resolver os graves problemas da Escola Pública.
Segundo a nota enviada às redações, «os estudantes do Ensino Secundário, face às degradantes condições em que se encontra a Escola Pública, à falta de professores após dois meses de aulas e a retoma da obrigatoriedade do exames nacionais, decidiram juntar-se e convocar através do Movimento Voz aos Estudantes uma semana de luta, entre os dias 20 de Novembro e 24 de Novembro».
As reivindicações dos estudantes são simples e os mesmo sabem que as «contas certas» do Governo podiam responder às exigências levantadas: mais professores, obras nas escolas degradadas e o fim dos exames nacionais. O Movimento indica ainda que para além de concentrações e manifestações, irão ainda ser realizadas pinturas de faixas reivindicativas que serão colocadas nas escolas públicas.
Eis a agenda de acções revelada pelo Movimento Voz aos Estudantes:
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui