Os textos foram aprovados ontem na reunião privada do Executivo, com os votos favoráveis dos vereadores do PCP, PSD, CDS-PP e BE, e os votos contra do PS.
O documento apresentado pelos comunistas reivindica que o Miradouro de Santa Catarina, mais conhecido como Adamastor, «continue acessível a todos os visitantes sem horário e sem vedação».
Simultaneamente, o PCP quer que sejam conhecidos os «estudos que consideram haver uma "carga excessiva" na utilização do miradouro», bem como o projecto de remodelação daquele local.
Os comunistas requerem ainda que se dê início a um processo de auscultação pública com o objectivo de construir um projecto de requalificação «que vá ao encontro da vontade dos cidadãos».
Também a moção do BE prevê «não encerrar, nem delimitar o espaço do Miradouro de Santa Catarina, mesmo que seja apenas em alguns horários», salientando que o espaço deve ficar «aberto a todos/as que vivam e visitem a cidade de Lisboa, mantendo assim a sua matriz de espaço aberto e intercultural».
Os bloquistas aceitam que a gestão do espaço seja concessionada. Advertem apenas para a necessidade de «acautelar que a transmissão da posição contratual a outras entidades apenas possa ser realizada após prévia autorização por parte Câmara Municipal de Lisboa».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui