O pré-acordo entre a a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da Autoeuropa foi alcançado na quinta-feira, no seguimento das negociações entre ambas as parte sobre a laboração contínua na fábrica de Palmela.
«É um óptimo acordo» afirmou à Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio, adiantando que o pré-acordo laboral, que deverá ser votado em plenário entre 5 e 9 de Novembro, prevê um aumento mínimo de 25 euros e a integração de 300 trabalhadores com contratos a prazo no quadro da empresa.
«Este pré-acordo prevê o pagamento do trabalho ao domingo a 100%, tal como já acontecia com os sábados», frisou Fausto Dionísio, lembrando que esta era uma das principais reivindicações dos trabalhadores da Autoeuropa.
Em Junho, após grande pressão dos trabalhadores, a administração da Autoeuropa acabou por ter que recuar na imposição unilateral às compensações para a laboração contínua, tendo sido reabertas as negociações com a CT, conforme pediam os trabalhadores.
O diferendo entre ambas as partes estava essencialmente pela remuneração do trabalho ao domingo, com a implementação da laboração contínua a partir de Agosto, que os trabalhadores exigiam que fosse pago a 100%, tal como já são ao sábado, mas a empresa pretendia que fosse como um dia normal de trabalho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui