O almoço intercultural está agendado para as 13h e a Câmara Municipal do Seixal revela num comunicado como se vai processar o intercâmbio e o respectivo cardápio. Um dos pares de famílias reúne à mesa cabo-verdianos, chineses e portugueses. A família anfitriã recebe uma família chinesa, que já tem filhos portugueses, e à mesa terão cachupa e várias especialidades chinesas.
O segundo par junta portugueses com angolanos, pelo que haverá sopa de cação, arroz de conquilhas e muamba. Constituído por famílias portuguesas e santomenses, o último par será servido com comida de ambas as nacionalidades.
Promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, em conjunto com entidades públicas e privadas, a «Família do Lado» é uma iniciativa transnacional cujo objectivo é promover estratégias para a integração dos imigrantes e refugiados na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da diversidade cultural.
Desta forma, refere a nota da autarquia, «uma família aceita acolher em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da família anfitriã».
A Câmara do Seixal observa que, desde 2012, Portugal é um dos países que reúne um maior número de participantes em torno da diversidade – 4345 pessoas, correspondentes a 1463 famílias (782 imigrantes e 683 autóctones), envolvendo mais de 60 nacionalidades em 91 concelhos de Portugal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui