|transportes

Trabalhadores do Metro do Porto cumprem greve a 10 de Dezembro

Os trabalhadores da Via Porto, empresa do grupo Barraqueiro que detém a concessão do Metro do Porto, exigem a admissão de mais pessoal e o desbloqueio das negociações do acordo de empresa.

Trabalhadores da EMEF lutam pela revisão da contratação colectiva da empresa e por um novo regulamento de carreiras
Concessão do Metro do Porto é detida pelo grupo BarraqueiroCréditos / etcetaljornal.pt

O pré-aviso de greve para 10 de Dezembro foi entregue pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN), estando, de momento, entregue também um pré-aviso do Sindicato dos ​​​​​Maquinistas para o mesmo dia, além de 17 e 31 de Dezembro.

Os trabalhadores exigem da Via Porto (Barraqueiro), concessionária do Metro do Porto, o desbloqueio das negociações do acordo da empresa, que contempla diversas matérias desde do tempo de trabalho, formação e remuneração.

Num grande leque reivindicativo, os trabalhadores exigem a redução do horário de trabalho, o aumento geral do número de efectivos, o cumprimento dos planos de férias previstos na lei e a actualização da tabela salarial com efeitos retroactivos a Abril de 2018.

Outras exigências passam pela elaboração de uma nova escala ​​​​​​​de serviços para agentes de condução, a melhoria das condições de trabalho de forma a prevenir doenças profissionais, a aceitação da proposta sindical para o período de trabalho contínuo e a requalificação dos trabalhadores em outras categorias profissionais proporcionadas por impedimento temporário ou permanente.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui