Saíram hoje os resultados dos exames nacionais da segunda fase do ensino secundário. A taxa de reprovação é maior do que na primeira fase, mas menor se compararmos com a do ano passado. Já as médias seguem o sentido inverso: menores em relação à primeira fase, mais altas em relação a 2015. As disciplinas que estiveram em exame foram Português, Física e Química A, Biologia e Geologia, Matemática A e Geometria Descritiva.
Quanto aos exames do 9.º ano, mais de metade dos alunos chumbaram, 52% a Português e 64% a Matemática, sendo que a média desta última disciplina aumentou em relação ao ano passado. A percentagem de reprovações nos exames do secundário foi entre os 8%, a Biologia e Geologia, e os 23% a Física e Química A e Matemática A.
Os exames nacionais do 9.º ano, 3.º ciclo do ensino básico, têm um peso de 30% para a nota final. No secundário, 11.º e 12.º anos, os exames que são obrigatórios em cada disciplina valem igualmente 30%, enquanto aqueles que são de ingresso para o ensino superior valem entre 35 e 50% no cálculo da nota de candidatura, juntamente com a nota final do secundário. Este ano, tal como nos anteriores, chumbos nos exames reflectem-se em alunos impedidos de progredirem nos estudos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui