|25 de Abril

A «Grândola» vai cantar-se à janela

O AbrilAbril reuniu algumas das iniciativas que vão ser promovidas por diversas instituições, em todo o País, para comemorar o 25 de Abril tendo em conta as regras de confinamento.

A Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril apelou a todos os cidadãos confinados em casa que, pelas 15h do dia em que se comemoram os 46 anos da Revolução dos Cravos, se «reúnam» à janela para cantar a «Grândola, Vila Morena» e o hino nacional. Para além disso, e revelador do enraizamento profundo dos valores da Revolução de Abril na sociedade portuguesa, por todo o País há sugestões de outras formas de celebrar o acontecimento.

O PCP vai promover nos dias 24 e 25 uma emissão própria dedicada à Revolução de Abril, com transmissão em www.pcp.pt e nas suas contas de Facebook, Twitter e Youtube. Amanhã, às 21h, terá início uma emissão contínua até depois da meia-noite, de cuja programação destacamos a recriação da fuga colectiva de Peniche e o filme 48, de Susana de Sousa Dias (2010).

No sábado, 25 de Abril, a emissão estará no ar a partir das 10h30 e até depois das 15h e, para além da intervenção do secretário-geral do PCP na Sessão Solene da Assembleia da República, podem-se ver rúbricas como a Conversa com António Dias Lourenço, As armas e o povo, do Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica (1975) e As portas que Abril abriu, de Ary dos Santos.

Em Lisboa, a Câmara Municipal dinamiza o espectáculo de video mapping evocativo dos 45 anos do 25 de Abril, para ver ou rever entre os dias 23 e 26 de Abril, em vários horários. Como é habitual, o dia 25 de Abril será também assinalado pelo Museu do Aljube Resistência e Liberdade com a partilha online de testemunhos escritos e em vídeo.

Por sua vez, a Casa da Achada vai assinalar a data nas ruas da Mouraria com um programa sonoro para ouvir de janela aberta. A partir das 11h de dia 25 de Abril, serão emitidas canções do GAC acompanhadas de textos e documentos da exposição «25 de Abril ao ar livre» lidos a várias vozes. Às 16h terá lugar o lançamento do PVEC, Processo Viral Em Curso, uma edição online a várias mãos em tempos de confinamento, com contribuições de Diana Dionísio, Jacinto Lucas Pires, João Rodrigues, Jorge Silva Melo, Mário de Carvalho, Pedro Rodrigues e Regina Guimarães, e ainda poemas de Ernest Hemingway, Franco Fortini, Joseph Brodski, Mário Dionísio e Pier Paolo Pasolini.

Em Grândola, um dos destaques da programação do município é uma iniciativa que reúne um conjunto de artistas nacionais e internacionais para assinalar a «ligação indissociável da Vila Morena ao 25 de Abril».

«Dá mais força à liberdade – mensagens para Grândola» é o lema de um conjunto de mensagens que serão transmitidas nos dias 24 e 25 de Abril às 21h, gravadas por Mário Lúcio (Cabo Verde), The Last Internationale (EUA), Golosa la Orquestra (Chile), Sérgio Godinho, Carlão, Rui Reininho, Samuel, Afonso Dias, Albano Nunes, António Manuel Ribeiro, Quem te viu, quem te vê – Instituto Memória Musical Brasileira, Luis Galrito, António Duarte, Rui Pato, Grafonola Voadora, Viriato Teles e José Fanha.


No domingo, 26 de Abril, às 15h, é divulgado na página de Facebook do município o documentário Se fores preso, camarada, que reúne testemunhos de grandolenses perseguidos e presos durante o fascismo, produzido e realizado em 2018 pela Música Portuguesa A Gostar Dela Própria.

Em Sesimbra, «Eu Canto Abril da Minha Janela» é o nome do programa online com que o município vai comemorar os 46 anos da Revolução de Abril. Um conjunto de músicos do concelho aceitou o desafio da Câmara Municipal e vai fazer versões de temas marcantes da Revolução dos Cravos, à sua escolha, registados em vídeo a partir de suas casas, para disponibilizar na noite de 24 para 25 de Abril, nas páginas oficiais.

Davide Zaccaria, Maria Anadon, Nuno Reis, Luís Taklin, Zé Lã e Riclas, Diogo Sargedas, Diogo Dias, Lili, Apolónio Alves, Ricardo Chora, Se7 e Mário Oliveira são os nomes que preenchem a componente musical deste programa, que conta ainda com mensagens, a partir de suas casas, dos presidentes de junta de freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal, e termina com uma instalação videográfica com música original de Nuno Reis e imagens do Arquivo Municipal, sobre o 25 de Abril em Sesimbra.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui