O Vietname tem sido apontado como um exemplo na luta contra a Covid-19. Com cerca de 96 milhões de habitantes, regista 270 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 225 pacientes recuperados e zero falecidos.
A comissão nacional que lida com a pandemia referiu que, dos 45 doentes activos, 16 tiveram resultado negativo uma ou duas vezes no teste detecção, sendo assim previsível que o número de pessoas recuperadas possa aumentar nos próximos dias, informa a Prensa Latina.
Outro dado positivo diz respeito à diminuição dos que estão em quarentena ou sob observação em centros médicos ou nas suas casas, que, numa semana, passaram de 65 mil para os actuais 45 mil.
À redução do número dos que estão em observação junta-se um outro desafio, que consiste em evitar novos contágios – uma tarefa que se complica em função do repatriamento, iniciado há alguns dias, de cidadãos que ficaram retidos no estrangeiro por questões de estudo, trabalho ou turismo.
Na sexta-feira, foi trazido de volta um grupo de vietnamitas que estavam no Japão, e, ao fazerem testes de despistagem à chegada, dois deles tiveram resultado positivo na infecção por SARS-CoV-2.
Vietnamitas amigos de Cuba doam verba para ajudar a combater Covid-19
O Clube de Ex-Estudantes Vietnamitas em Cuba juntou 67 600 dólares para ajudar a Ilha a enfrentar a pandemia. No acto de entrega, esta segunda-feira, a embaixadora de Cuba em Hanói, Lianys Torres, disse que recebia este dinheiro com «especial emoção», pois vem daqueles a que «Fidel chamou "cubanos nascidos noutro país"», e por ser conhecedora do «grande esforço que fizeram», na medida em que é dinheiro retirado «das suas poupanças e pensões».
A diplomata cubana lembrou que o surto do novo coronavírus na Ilha coincide com o recrudescimento do bloqueio imposto pelos Estados Unidos, pelo que «a solidariedade» do Vietname possui um «valor incalculável», informa a Prensa Latina.
Por seu lado, Tran Thanh Dong, presidente do Clube, disse que o gesto dos seus membros se fundamenta «na lembrança inolvidável» que têm de Cuba e no seu «amor» pelo país caribenho, bem como «na preocupação pelo momento difícil por que passam» os cubanos.
Entre os cerca de 700 doadores está a jovem Le Huong, que se licenciou em Ciências Farmacêuticas na província cubana de Villa Clara e entregou um cheque de 2000 dólares. Em declarações à agência cubana, disse que «Cuba deve saber que não está sozinha e que o Vietname estará sempre ao seu lado».
O vice-presidente permanente da Associação de Amizade Vietname-Cuba, Nguyen Viet Thao, referiu que, quase 60 anos depois de terem estabelecido relações diplomáticas, «os dois países se reencontram na solidariedade e na fraternidade».
Há dez dias, o Partido Comunista do Vietname, o Estado e o povo vietnamitas ofereceram ao país caribenho 5000 toneladas de arroz, para o ajudar a resolver as suas dificuldades alimentares em plena luta contra a Covid-19.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui