No primeiro dia da Semana Nacional de Esclarecimento, Reivindicação e Luta promovida pela CGTP-IN, realizou-se uma concentração na empresa de revestimento têxtil Endutex, em Vilarinho, Santo Tirso, em protesto contra a precariedade e a retirada do direito aos feriados Municipal e de Carnaval.
Segundo os trabalhadores, nesta empresa do sector químico os salários são baixos, enquanto há três anos que são cerca de cinco milhões de euros o seu resultado líquido anual. Perante isto, os trabalhadores não compreendem a razão da empresa, unilateralmente, ter decidido em 2016 retirar os dias de feriado. Os manifestantes insistem que não havia necessidade de efectivar tal medida, tendo em conta os seus lucros e a carteira de encomendas. Lembram ainda que 2016 é o ano em que os lucros aumentaram para 6,5 milhões.
Os trabalhadores acusam ainda esta empresa de conter muitos vínculos precários, denunciando que existem muitos jovens trabalhadores a trabalhar há muito tempo numa condição em que a qualquer momento «podem ir para a rua».
Para além de representantes sindicais da Fiequimetal e do SITE-Norte, esteve presente nesta acção Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.
«A precariedade e o desemprego deixaram de ser apenas e só um problema laboral, para passar a ser um problema nacional, um problema de todos, e que exige de todos o máximo de intervenção para a sua resolução», afirmou durante a concentração.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui