O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) assinala em comunicado, novamente este ano, o dia que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para se realizarem, por todo o mundo, acções de solidariedade com o povo da Palestina e o seu direito à constituição do seu Estado.
Este dia tem assim como missão relembrar que no ano de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou «a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados – um judaico e um árabe – com um estatuto especial para Jerusalém. O Estado judaico de Israel foi criado logo no ano seguinte, mas o povo palestino ainda hoje aguarda o cumprimento da promessa».
Nesse sentido, em 1977, «reconhecendo a falência dos processos desenvolvidos até então, a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40B que apelava à celebração do dia 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina», com o objectivo de que «todos os governos e organizações a cooperar com a ONU na implementação dessa resolução».
Desde então, a solidariedade internacional não tem passado ao lado deste dia, assim como da denúncia da sistemática e brutal violência exercida sobre o povo da Palestina.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui