|União Europeia-UE

UE questionada sobre o processo de vacinação

Face às promessas de uma resposta coordenada da União Europeia, João Ferreira questionou a Comissão sobre o plano de vacinação e a situação nos Estados-membros, com pedido de resposta escrita.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

O eurodeputado comunista questionou sobre as vacinas em falta, os países que serão prejudicados e as medidas tomadas pela Comissão Europeia perante estas situações de incumprimento.

Face às mais de 270 vacinas que foram desenvolvidas ou estão em desenvolvimento a nível mundial, João Ferreira quis saber se a Comissão Europeia considera «a possibilidade de diversificação das opções de compra de vacinas autorizadas pela Organização Mundial de Saúde a outras farmacêuticas e países, de forma a recuperar do atraso verificado na vacinação dos grupos de risco e da população em geral».

As questões resultam, por um lado, dos contratos celebrados entre a Comissão Europeia e várias multinacionais farmacêuticas para o fornecimento de vacinas contra a Covid-19, que envolveram o financiamento dessas farmacêuticas através de recursos públicos para investigação, desenvolvimento e compra antecipada de vacinas. Por outro, do anúncio das farmacêuticas Pfizer e AstraZeneca, «de que não cumprirão as entregas de vacinas previstas» e o facto de os países da União Europeia (UE) estarem com um atraso relativo na vacinação em comparação com diversos outros países.

João Ferreira questionou ainda a Comissão Europeia sobre «a situação em cada Estado-membro, no que respeita ao número de vacinas fornecidas e disponíveis, às aquisições feitas e previstas pela UE e datas da sua distribuição a cada Estado-membro», bem como se as compras unilaterais de alguns países «não atrasam o fornecimento de vacinas ao conjunto dos Estados-membros».

Recorde-se que, a propósito do plano de vacinação da UE, têm vindo a público notícias relativas a avanços desiguais relativamente às condições de vacinação e ao número de vacinas disponíveis. Alguns Estados-membros terão efectuado compras adicionais a laboratórios com os quais a Comissão Europeia celebrou contratos de fornecimento.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui