|precariedade

SICMAN contrata temporários e proíbe efectivos de trabalhar

Nem a SICMAN, nem a Siemens esclarecem a contratação de pessoal em trabalho temporário, no Aeroporto Humberto Delgado, para funções que os trabalhadores do quadro estão proibidos de desempenhar.

Créditos / facebook

O plenário-concentração de trabalhadores da SICMAN, empresa do grupo Siemens, que responde pela operação e manutenção de tapetes de carga, descarga e transferência de bagagens nos aeroportos, decorreu esta quinta-feira de manhã junto à saída do Metro no Aeroporto de Lisboa, e contou com a presença da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

O Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI/CGTP-IN) explica, em comunicado aos trabalhadores, que não se opõe à contratação de pessoal para a operação, mas sim a que «se desperdice as competências técnicas dos trabalhadores» e que se contrate outros, por via de empresas de trabalho temporário, para prestarem serviços permanentes.

«Não se compreende como é que pode ser benéfico para a SICMAN/Siemens o desperdício de competências técnicas e de conhecimentos que os seus trabalhadores adquiriram ao longo de anos de serviço», pode ler-se na nota.

|

Luta impede despedimento colectivo na SICMAN

Foi cancelado o despedimento colectivo de quase 40% dos 120 trabalhadores da SICMAN, alocados ao Aeroporto de Lisboa, anunciou o SIESI.

Voos da alemã Lufthansa marcados como cancelados num aeroporto de Berlim, Alemanha, 23 de Novembro de 2016. Os pilotos da companhia aérea entraram no segundo dia de greve na noite de dia 23, numa prolongada luta que já levou ao cancelamento de cerca de 900 voos afectando 100 000 passageiros.
CréditosRainer Jensen / EPA / Agência Lusa

Pela mesma razão foi também desconvocada a concentração de protesto dos trabalhadores que estava marcada para hoje, junto ao Aeroporto da Portela, pelo Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI/CGTP-IN), 

Para o SIESI, esta foi «uma vitória da razão da luta dos trabalhadores» e demonstra que «o futuro se constrói com a defesa dos direitos e dos postos de trabalho».


A decisão vem no seguimento da realização de vários plenários em que os trabalhadores decidiram acções a desenvolver em resposta à tentativa da empresa de despedir e liquidar direitos.

Para além da defesa dos 42 postos de trabalho e dos rendimentos de muitas famílias, «numa altura particularmente difícil para quem vive do seu trabalho», o sindicato sublinhava que este despedimento colectivo punha em causa a segurança dos trabalhadores e a qualidade do trabalho, com a redução das equipas para dois elementos.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Recorde-se que, a pretexto da pandemia e da quebra de parte do contrato com a ANA Aeroportos, a empresa promoveu despedimentos no último semestre de 2020. Nessa altura, por via da luta, um conjunto de trabalhadores conseguiu impedir a empresa de os despedir, lembra o sindicato.

Assim, estes trabalhadores ficaram ao serviço da SICMAN, mas as suas funções foram alteradas e passaram a fazer inspecções e verificações aos equipamentos, sem terem, no entanto, autorização para fazer a respectiva manutenção ou reparação.

O sindicato apresentou igualmente um pedido de inspecção à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui