|animais

Moita prepara construção de Centro de Recolha de Animais Errantes

Novo centro, que terá o nome de Quinta do Mião II – Moita, vem dar resposta à necessidade de acolhimento de animais abandonados no concelho, aumentando a capacidade de resposta do município.

A Câmara Municipal da Moita (CMM) aprovou no passado dia 28 de Julho, por unanimidade, o projecto de execução global e a primeira fase do projecto de construção desta infraestrutra, composta por três edifícios. O valor global do investimento será de 709 352 euros.

O município era, até agora, servido pela instituição Quinta do Mião, fundada em 2016, fundada em parceira com a autarquia do Barreiro. O protocolo previa a cooperação deste dois municípios na captura, recolha e alojamento de animais errantes, assim como a gestão e exploração da Quinta do Mião.

O projecto veio a demonstrar-se insuficiente para acolher todos os animais destes dois concelhos, tendo o protocolo cessado no início de 2020. O Barreiro ficará com a gestão do espaço actual, ressarcindo a CMM pelo investimento que esta executou ao abrigo deste protocolo.

A CROAE – Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes, que assumirá o nome de Quinta do Mião II – Moita, será composta por três edifícios: «o primeiro com funções administrativas, composto por recepção, gabinete do médico veterinário, enfermaria e instalações sanitárias de apoio. O segundo e o terceiro edifícios vão ter funções operacionais».

O município adianta que «o segundo edifício terá a primeira bateria de 20 boxes para cães com os respectivos playgrounds e dois gatis. O terceiro edifício contará com mais 20 boxes para cães, igualmente com os respectivos playgrounds, duas boxes para quarentena e duas boxes de transição para animais recentemente capturados».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui