Sob o lema «Diverte-te e conhece a tua cidade», A Escola da Noite organiza quatro oficinas para crianças a partir dos seis anos, em parceria com várias instituições da cidade de Coimbra.
As iniciativas abrangem diferentes áreas artísticas (artes circenses, projecção multimédia, realidade virtual e ilustração) e decorrem no Museu Municipal de Coimbra, Museu Nacional de Machado de Castro e Centro de Artes Visuais (antigo Colégio das Artes e antiga sede da Inquisição em Coimbra).
Entre 3 e 7 de Julho, Vânia Couto dirige a oficina «Vamos todos aprender malabarismo?», para crianças entre os 6 e os 12 anos, no Museu Municipal de Coimbra. A formação, revela A Escola da Noite num comunicado, incidirá sobre «noções básicas de malabarismo, controlo e coordenação, em grupo e individualmente».
Segue-se Alex Lima, que, de 10 a 14 de Julho, dirige a oficina «Montra Digital» no Museu Nacional Machado de Castro, onde serão criados «objectos electrónicos digitais», utilizando o telemóvel ou o computador. «Efeitos sonoros, imagens e textos vão ser o nosso material de trabalho, para criarmos uma pequena obra digital que será projectada em grande formato numa das paredes do Museu», revela o formador, citado na nota.
De 17 a 21 de Julho, no CAV – Centro de Artes Visuais, a dupla Ricardo Kalash e Sérgio Gomes coordena a oficina de realidade virtual «Vamos fazer um filme?». A proposta é fazerem «um filme de realidade virtual e mostrar-lhes os segredos» do Pátio da Inquisição, «de uma forma que eles nunca viram».
Na última semana de Julho, a ilustradora Ana Biscaia desafia as crianças a brincarem «com as imagens dos outros», a partir da colecção do Museu Municipal de Coimbra. «Vamos certamente brincar muito. E vamos construir um livro. Vamos chegar ao fim da semana com um livro muito fixe debaixo do braço», revela a ilustradora que é presença habitual nas actividades para a infância d'A Escola da Noite e do Teatro da Cerca de São Bernardo.
Todas as oficinas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 12h30, com excepção da oficina «Vamos fazer um filme?», que se prolonga pelo período da tarde (14h30-17h30), e as inscrições devem ser feitas através dos contactos do Teatro da Cerca de São Bernardo.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui