|País Basco

Greve nas lojas de Ikea e Carrefour em Pamplona, pelo direito ao descanso

Os trabalhadores das duas superfícies comerciais na capital navarra decidiram fazer greve na véspera de Natal porque em ambas «não se respeita o direito à conciliação e ao descanso».

Trabalhadores do Ikea de Iruñea-Pamplona em greve (imagem de arquivo) 
Créditos / ELA

«A abertura aos domingos e feriados apenas beneficia as grandes superfícies, em detrimento das condições laborais e da conciliação de quem trabalha no comércio», alerta o sindicato ELA a propósito da greve anunciada.

«A maior parte das pessoas que trabalham no sector fazem-no durante mais de 270 dias úteis por ano, com apenas um dia real de descanso semanal», pelo que «abrir aos domingos e feriados significa aumentar a carga» sobre os funcionários, acrescenta.

As grandes empresas, denuncia o sindicato, abrem aos domingos e feriados aproveitando «a cobertura legal que governo navarro» confere ao patronato, «que é quem decide de facto a quantos dias feriados e domingos se abre».

Neste contexto, o ELA convocou um dia de greve nas lojas de Ikea e Carrefour de Iruñea-Pamplona para amanhã, 24 de Dezembro, que, sendo véspera de Natal, ainda calha a um domingo.

A organização sindical, que anuncia uma concentração às 10h junto às instalações do Ikea, explica que se trata de duas convocatórias de greve em duas empresas distintas, mas com problemas idênticos: a falta de respeito pelos direitos ao descanso e à conciliação dos trabalhadores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui