|Energia

Cuba dá mais um passo rumo à soberania energética

Com tecnologia chinesa, Cruce de la Trocha é o primeiro parque solar fotovoltaico com uma potência de 21,87 megawatts a ser inaugurado em Ciego de Ávila. Está em curso a construção de 92 parques na Ilha.

Em Ciego de Ávila, no Centro de Cuba, foi inaugurado o primeiro parque solar fotovoltaico com uma potência de 21,87 MW Créditos / PL

Esta província no Centro de Cuba já possui outros parques solares fotovoltaicos (PSFV), mas o que foi inaugurado este sábado – com a presença do vice-primeiro-ministro, Ramiro Valdés, e do ministro da Energia e Minas, Vicente de la O Levy – é o primeiro de três, com tecnologia chinesa, com a capacidade de geração de 21,87 megawatts (MW).

Cruce de la Trocha e os demais parques irão contribuir para melhorar a situação energética na região, para benefício da população, da economia e do ambiente, destacaram as autoridades.

Na sessão de abertura oficial deste centro de produção de energia renovável, foram distinguidos 25 trabalhadores, bem como mais de uma dezena de entidades que trabalharam na construção e montagem da obra em tempo-recorde, como a Empresa Eléctrica, a Constructora de Obras del Turismo de Cayo Coco e a Unidad Constructora Militar El Vaquerito.

«Desde a sua sincronização com o Sistema Eléctrico Nacional (SEN), no passado dia 24 de Março, a instalação gerou 369 MW, com uma poupança superior a 98,6 toneladas de combustível e um grande contributo de energia limpa para a atmosfera», referiu na cerimónia o governador de Ciego de Ávila, Alfre Menéndez Pérez, indica o portal ACN.

Inauguração oficial do parque de Cruce de la Trocha, ligado ao Sistema Eléctrico Nacional desde 24 de Março / ACN

O governador destacou ainda que «este parque é símbolo de soberania e promessa de futuro; cada painel instalado é uma vitória contra a adversidade, um acto de fé no nosso potencial e uma demonstração de que Cuba avança para um futuro soberano e sustentável».

Segundo refere a Prensa Latina, a província pretende gerar 118 MW de energia através destes parques, de modo a cobrir sem dificuldade a procura máxima na região, na hora de ponta do meio-dia.

Actualmente, Cuba tem em marcha a construção de 92 parques solares fotovoltaicos de 21,87 MW, divididos em dois programas, que irão ajudar a reduzir o impacto dos problemas de geração no serviço eléctrico.

Recentemente, o ministro da Energia e Minas revelou que os parques de 21,87 MW cuja construção foi concluída em Março estão todos ligados ao SEN: La Sabana (província de Granma), Mango Dulce (Artemisa), Remedios (Villa Clara), La Corúa (Holguín), Jovellanos (Matanzas) e Ciego Norte (Ciego de Ávila).

No passado dia 30 de Março, foi inaugurado o Corúa Cinco, em Mayarí (Holguín), e, dois dias antes, o de Remedios (Villa Clara).

Com a ajuda de países amigos – nomeadamente da China –, a produção de energia solar fotovoltaica está a avançar na Ilha. O objectivo é reforçar a solidez do SEN e consolidar a aposta nas energias limpas – a previsão é que, em 2030, estas representem cerca de 30% da matriz energética do país.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui