|Silves

«Construir a Paz com Valores de Abril», em Messines

Inaugurada esta sexta-feira na Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, a exposição estará ali patente até 29 de Fevereiro, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines, acolhe a exposição «Construir a Paz com Valores de Abril» 
Créditos / jf-messines.pt

No contexto das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos e com o intuito de promover a educação para a paz, o Município de Silves e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) associaram-se para apresentar em São Bartolomeu de Messines a exposição «Construir a Paz com Valores de Abril», informa a autarquia silvense no seu portal.

A propósito da iniciativa, que tem entrada gratuita e se destina a toda a população, a autarquia vinca a pertinência de «relembrar a importância da paz junto de todos os cidadãos», num contexto marcado por «cada vez mais conflitos de vária ordem».

Com a mostra, composta por dez painéis alusivos à temática, pretende-se «aprofundar a consciência sobre a importância da defesa dos valores de Abril, da Paz e da Solidariedade», afirma ainda o Município, que classifica esses valores como «fundamentais para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, mais harmoniosa e tolerante».

Até 29 de Fevereiro a exposição pode ser visitada na Casa-Museu João de Deus, entre as 9h e as 17h.

Debate em solidariedade com o povo palestiniano

Ainda na sexta-feira, logo após a inauguração da exposição, a Casa-Museu João de Deus acolheu um debate público solidário com o povo palestiniano, promovido pelo CPPC, o MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e a Paz no Médio Oriente e a CGTP-IN, com o apoio da Câmara Municipal.

Debate público em solidariedade com o povo palestiniano, na Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, a 26 de Janeiro de 2024 / CPPC

Segundo refere o CPPC na sua página de Facebook, dezenas de pessoas encheram uma das salas da casa-museu, em São Bartolomeu de Messines, participando num debate em que estiveram presentes Sofia Costa (CPPC), Catarina Marques (União dos Sindicatos do Algarve/CGTP-IN), Carlos Almeida (MPPM) e Rosa Palma, presidente do Município de Silves.

No final da sessão, realizou-se uma pequena vigília, no final da qual se fez um apelo ao cessar-fogo imediato, ao reconhecimento do Estado da Palestina e ao respeito pelos direitos do povo palestiniano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui