O presidente da Venezuela liderou, esta quinta-feira, a cerimónia de entrega da casa «cinco milhões» da Gran Misión Vivienda Venezuela (GMVV), que decorreu no Município Palavecino (estado de Lara).
A família beneficiada encontra-se na Urbanização «Che Guevara», da freguesia José Gregorio Bastidas, e é uma de 80 unidades familiares a quem foram entregues as chaves de novas casas, refere a VTV.
«Eu sabia que este dia ia chegar. Fizeram-nos guerra, mas não conseguiram travar a GMVV», declarou Maduro ao discursar, sublinhando que o programa se manteve apesar das dificuldades e sanções que o país enfrenta, e destacando o compromisso do seu executivo com «a protecção dos mais vulneráveis», indica a fonte.
«Continuámos em frente, perseverando e insistindo», disse o chefe de Estado, que – refere a TeleSur – anunciou como nova meta da Grande Missão Habitação Venezuela chegar a mais de três milhões de casas até 2030.
Neste contexto, exortou a população a participar no debate para definir a estratégia de construção dessas novas casas.
Garantir ao povo o direito à habitação digna
O programa Grande Missão Habitação Venezuela nasceu em Maio de 2011 por iniciativa do então presidente da República, Hugo Chávez, que afirmava que «o problema da habitação não tem solução no capitalismo».
Com o propósito de enfrentar a abordagem especulativa e capitalista do sector privado ao direito à habitação, Chávez sublinhou que, para assegurar a pessoas de baixos recursos uma casa digna e o acesso a serviços básicos, a resposta estava no socialismo, «em mais socialismo».
A dia 26 de Dezembro de 2019, o programa alcançou a meta dos três milhões de casas entregues e, a 23 de Junho de 2022, atingiu os 4,1 milhões, tendo chegado aos 4,6 milhões a 20 de Julho do ano passado. O objectivo, agora atingido, era chegar aos cinco milhões de casas entregues.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui