|Litoral Alentejano

As micro, pequenas e médias empresas do Alentejo Litoral reclamam apoio

A importância desse apoio ao principal tecido empresarial da região foi sublinhada na conferência «O Litoral Alentejano – Que Futuro para as Micro, Pequenas e Médias Empresas?», realizada em Grândola.

Vítor Proença, presidente da CIMAL, intervém durante a conferência «O Litoral Alentejano – Que Futuro para as Micro, Pequenas e Médias Empresas?», realizada em Grândola, a 12 de Julho de 2024 
Créditos / Rádio Sines

Nesta iniciativa, organizada pela Confederação Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), participaram diversas instituições públicas como a CCDR Alentejo, IAPMEI, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Comissão de Acompanhamento do PRR e a Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul. O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional encerrou a conferência.

Tanto na intervenção inicial como no balanço que fez depois dos trabalhos, o presidente da CIMAL, Vítor Proença, vincou a importância de criar apoios para as mais de 13 mil estruturas de pequena dimensão que formam a quase totalidade do tecido empresarial da região. O também presidente da Câmara de Alcácer do Sal, falou ainda do universo das empresas dos cinco concelhos que formam a CIMAL, onde, para além de 18 grandes empresas, há 13 523 micro, pequenas e médias empresas que, segundo afirmou, «travam uma luta muito desigual, nomeadamente pelas responsabilidades financeiras a que os pequenos empresários estão vinculados e a que não podem faltar, muitas vezes com sacrifícios enormes e sem qualquer tipo de apoio».

Por seu lado, António Figueira Mendes, presidente do Município de Grândola e anfitrião da Conferência, congratulou-se com uma participação de empresários acima das expectativas e com a qualidade das intervenções feitas, o que, no seu entender, «deixam clara a importância dos gabinetes municipais de apoio aos empresários», num caminho que o Litoral Alentejano deve percorrer «rumo ao desenvolvimento integrado».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui