|China

Começou em Pequim o Fórum Mundial de Desenvolvimento Juvenil

Com a participação presencial e online de mais de 2000 jovens de cerca de 130 países e 20 organizações internacionais, foi inaugurado, esta segunda-feira, o Fórum Mundial de Desenvolvimento Juvenil 2024.

Créditos / portuguese.cri.cn

Na jornada inaugural, que coincidiu com a celebração do Dia Internacional da Juventude, o encontro juntou na capital chinesa mais de 500 jovens e representantes de organizações juvenis para a cerimónia de abertura e a reunião plenária, indica a Xinhua.

Sob o lema «Juntos por um Futuro Melhor», o evento deverá ser «uma ocasião importante para reunir a força da juventude com vista à implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e da Iniciativa de Desenvolvimento Global», de acordo com os organizadores do fórum.

Na cerimónia de abertura, interveio por vídeo Zhong Nanshan, um epidemiologista destacado da China e também académico da Academia Chinesa de Engenharia, tendo partilhado as suas experiências de crescimento pessoal e de trabalho.

Zhong – refere a fonte – afirmou que os jovens se tornaram a vanguarda e a principal força no combate às emergências de saúde pública, seja a síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2003, ou a mais recente pandemia da Covid-19.

O investigador incentivou os jovens «a terem ideais, a sonharem em grande e a lutarem por mais progressos no avanço das fronteiras tecnológicas».

Educação de qualidade, para assumir o controlo e fazer a diferença

Também por vídeo, Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, destacou que os jovens são a força dinamizadora da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e pediu maior apoio para o desenvolvimento da juventude.

portuguese.cri.cn

Em seu entender, as organizações multilaterais, os governos e outras estruturas devem facultar os recursos e as plataformas de que os jovens necessitam para fazer ouvir as suas vozes.

Em simultâneo, refere a fonte, destacou a necessidade de proteger os direitos humanos e as liberdades dos jovens, bem como uma educação de qualidade que lhes permita obter competências.

«Todos os sectores da sociedade devem criar espaços nos quais vocês possam assumir o controlo e fazer a diferença em prol de sociedades pacíficas e democracias sólidas», disse Mohammed.

Nos próximos dias, os participantes no fórum terão oportunidade de visitar outras cidades chinesas, como Nanning e Hangzhou, e vão debater questões como desenvolvimento verde, desenvolvimento digital, herança cultural e inovação, além de cidades orientadas para o desenvolvimento dos jovens, indica a Xinhua.

A primeira edição do evento, coorganizado pela Federação Nacional da Juventude da China, a ONU na China e o comité organizador do fórum, teve lugar em 2022.

Dia Internacional da Juventude

Instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1999, o Dia Internacional da Juventude celebra-se anualmente a 12 de Agosto, tendo como objectivo reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades contemporâneas e chamar a atenção do mundo para as suas problemáticas.

Com o lema deste ano – «Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável» –, a Organização das Nações Unidas procura destacar a importante relação entre a digitalização e a aceleração do progresso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecendo que os jovens são o maior grupo demográfico de usuários e que os seus contributos são fundamentais na definição das tendências digitais a nível mundial.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui