|Évora

Salão Central Eborense volta a ganhar vida

Localizado no centro histórico de Évora, o antigo cine-teatro Salão Central Eborense, encerrado desde 1988, foi recuperado pela Câmara Municipal e reabre no próximo dia 14 de Setembro.

Créditos / Betar

O Salão Central Eborense, situado no Pátio do Salema, volta a ganhar vida como equipamento cultural ao serviço desta cidade alentejana, após obras de requalificação que, segundo contas da Câmara Municipal de Évora, representaram um investimento de 2,5 milhões de euros, com 70% do financiamento assegurado por fundos europeus.

«Completamente remodelado a partir do estado de ruína», o novo Salão Central Eborense «dá assim lugar a um moderno equipamento multiusos que será peça fundamental em 2027, aquando da celebração em Évora da Capital Europeia da Cultura», revela a autarquia num comunicado. Até lá, adianta, o espaço assumirá «um papel central» no panorama cultural da cidade, «constituindo-se como infra-estrutura de suporte aos grupos e associações que, na capital alentejana, dedicam a sua actividade às artes e ao espectáculo».

A Câmara Municipal de Évora regista que a recuperação do icónico edifício, que já passou pelas mãos de diversos proprietários, corresponde a uma aspiração antiga da população, tanto pelo impacto na vida cultural da cidade como pela ligação emocional que persiste, sobretudo entre quem mora no Centro Histórico. A inauguração acontece no dia 14 de Setembro, pelas 18h, e contará com arruadas, animação de rua e um espectáculo de abertura com a participação de artistas locais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui