Mensagem de erro

|cooperação

Laos e Cuba reforçam cooperação judicial

A procuradora-geral cubana, Yamila Ojeda, deslocou-se ao Laos e reuniu com o secretário-geral do Partido Popular Revolucionário e presidente do Laos, Thongloun Sisoulith, e com o seu homólogo e fechou um protocolo judicial que vigorará no próximo ano.

São dois Estados que procuram defender a soberania e os livres caminhos escolhidos. Neste campo, a independência judicial, mas também a cooperação com outros países é decisiva para a manutenção do trilho adoptado. Foi neste sentido que se fechou um importante protocolo judicial entre Laos e Cuba.

A procuradora-geral da República de Cuba, Yamila Ojeda, realizou uma visita de trabalho ao Laos de forma a manter o quadro de cooperação bilateral existente entre os dois Estados. Na agenda constou uma reunião de trabalho com o chefe da Procuradoria Popular Suprema do Laos, Vijaya Kotphuthon, e nesse momento foi feito um balanço do memorando assinado por ambas as partes em Havana em 2018.

Na reunião foram abordadas várias questões, conforme noticia a publicação Prensa Latina foi discutido o futuro do desenvolvimento do trabalho de ambos os órgãos no seu propósito de elevar o papel do direito na gestão do Estado e da sociedade, bem como no combate aos crimes transnacionais.

Os dois procuradores-gerais, o Laos e de Cuba, assinaram um plano de cooperação que irá vigorar ao longo do próximo ano que prevê a realização de eventos especializados realizados por cada país e a realização de intercâmbios virtuais sobre temas como crimes derivados do uso da tecnologia e o tráfico de pessoas.

No périplo diplomático, a procuradora-geral da República de Cuba esteve ainda com o secretário-geral do Partido Popular Revolucionário e presidente do Laos, Thongloun Sisoulith, o que evidencia a importância da deslocação da cubana ao país. 

O presidente do Laos considerou como importante a presença no seu país da também membro do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, Yamila Ojeda, e da delegação que a acompanha, uma vez que tal contribui para o reforço dos laços entre os dois Estados. 

Já a procuradora-geral cubana agradeceu a recepção por parte das suas entidades homólogas e deu conta a Thongloun Sisoulith do estado da colaboração existente entre as procuradorias-gerais dos dois países.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui