|luta das populações

Bairro da Covilhã exige reposição urgente do multibanco

Cerca de 100 pessoas participaram na reunião convocada pelo Grupo de Moradores do Bairro da Estação, no último sábado, onde aprovaram uma resolução a exigir a reposição do terminal multibanco nesta zona da «cidade neve». 

Créditos / DR

O auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã encheu-se de críticas por parte de quem vive, há quase um ano, sem caixa multibanco. «O fecho do último balcão bancário existente no bairro pertencente ao Millenium BCP, e posteriormente, em 7 de Dezembro do ano passado, da caixa multibanco, prejudicou e penaliza gravemente a população, em particular a mais idosa», lê-se num comunicado do grupo de moradores. As consequências da perda deste serviço de proximidade, acrescenta, não deixaram a salvo o pequeno comércio. 

O grupo já desenvolveu várias iniciativas, com destaque para a recolha de mais de mil assinaturas, entregues no início do ano na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal da Covilhã, e a afixação de cartazes em todo o bairro. Denunciam que a Junta de Freguesia «tem sido altamente criticada pela atitude passiva», salientando que, em resultado da sua luta, a Assembleia de Freguesia e a Assembleia Municipal, «por proposta da CDU, aprovaram recomendações por unanimidade em defesa da reposição deste serviço público no bairro».

No passado sábado, e a par de denunciarem as dificuldades em levantar dinheiro e pagar contas, os moradores do Bairro da Estação reafirmaram a intenção de prosseguir as acções de luta pela reposição urgente da caixa multibanco e que esta «sirva com qualidade a população que reside, trabalha e visita o bairro». Porque o bairro, insistiram, «não pode continuar “fora de serviço”».  

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui