|Cimeira do Clima (COP)

Dado o falhanço da COP29, líderes mundiais receberão cartas escritas por crianças

Cerca de uma centena de alunos d’A Voz do Operário participarão numa oficina de escrita para a sensibilização ambiental. A iniciativa que parte da Associação Projecto Ruído, à qual se junta a Zero, entre outras associações ambientalistas, irá decorrer esta quinta-feira, no Largo do Carmo.

Não será uma actividade escolar de composição textual para fins retóricos que os estudantes do 3.º e 4.º anos d’A Voz do Operário escreverão cartas para serem entregues aos líderes mundiais que reúnem até amanhã na 29.ª Cimeira das Nações Unidas para as Alterações Climáticas de 2024 (COP29), que decorre em Baku, no Azerbaijão.

A iniciativa organizada pela associação Projecto Ruído tem como objetivo reunir as preocupações e aspirações ambientais das crianças e passá-las para cartas que serão posteriormente enviadas para o Centro Regional de Informações das Nações Unidas (UNRIC), sediado em Bruxelas. A ideia é «auscultar os jovens e promover a sua participação cívica», afirma a estrutura juvenil numa nota de imprensa.

Além das cartas, as crianças também irão pintar uma faixa colaborativa sob o mesmo tema. Toda a dinâmica da iniciativa visa contribuir para a consciencialização e reflexão dos jovens sobre a importância da preservação do ambiente e dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Sob o lema «Cartas pelo Futuro – Oficina de escrita para a COP 29» é co-organizada pelo Projecto Ruído – Associação Juvenil, Zero, Ecomood Portugal, European Climate Pact, Livre Para,  S.I.B. e A Voz do Operário, com apoio da Junta de Freguesia de São Vicente, organizações preocupadas com as implicações das alterações climáticas na vida dos jovens.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui