|Forças Armadas

ANS vai iniciar as comemorações do «31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento»

Este período de comemorações, segundo a Associação Nacional de Sargentos (ANS), terá eventos por todo o País durante três semanas, com início a 24 de Janeiro, na Região Autónoma da Madeira.

No dia 31 de Janeiro, para além de eventos em Évora e em Abrantes, a ANS promove um programa especial na cidade do Porto, local da Revolta de 31 de Janeiro de 1891, com início às 10h30, numa cerimónia de homenagem no cemitério do Prado do Repouso, junto ao monumento «Paz aos Vencidos do 31 de Janeiro». À noite, terá lugar na Quinta dos Choupos, em Fânzeres, uma iniciativa evocativa desta efeméride histórica.

A comemoração central do «31 de Janeiro–Dia Nacional do Sargento» realizar-se-á a 1 de Fevereiro, em Lisboa, na Casa do Alentejo, a partir das 10h, com espaço de debate e discussão de matérias socioprofissionais, a par da Assembleia-Geral Eleitoral que elegerá os novos órgãos sociais da ANS.

O encerramento das comemorações acontecerá nos dias 14 e 15 de Fevereiro, na Região Autónoma dos Açores, com iniciativas previstas para as ilhas Terceira e São Miguel.

Em comunicado, a ANS sublinha o heróico exemplo dos sargentos que, em 31 de Janeiro de 1891, «não aceitaram o "Ultimatum" imposto a Portugal pela coroa britânica, não aceitaram a degradação das condições de vida dos portugueses, não aceitaram o tratamento discriminatório que se vivia no meio militar da altura, não aceitaram a corrupção, a inoperância e a submissão dos governantes de então, temos como obrigação saber olhar o seu exemplo e ser continuadores da sua obra».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui