|Cuba

Apoio solidário nos EUA e no Japão ao sector da saúde em Cuba

Três hospitais da província de Havana receberam ajuda recolhida por activistas solidários japoneses. Nos EUA, os esforços coordenados permitiram enviar um carregamento com material médico para a Ilha.

Elementos da campanha de solidariedade com Cuba nos EUA Créditos / PL

Uriel Ramírez, médico formado na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) e membro do comité de Los Angeles da campanha Hands off Cuba, confirmou que um primeiro carregamento com mais de 500 mil analgésicos e com material médico, no valor de quase 200 mil dólares, estava a caminho da Ilha.

Os materiais foram recolhidos nos EUA, numa acção coordenada pela Hands off Cuba juntamente com a Global Health Partners, Not Just Tourists, e à qual também aderiu a organização solidária Puentes de Amor.

Num comunicado enviado à Prensa Latina pelo comité de Los Angeles, a Hands off Cuba revela que campanha solidária vai continuar, no âmbito das iniciativas contra o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA ao país caribenho há mais de seis décadas.

O texto explica ainda que a recolha solidária resultou de reuniões informativas e da criação de novos comités da Hands off Cuba (Mãos fora de Cuba) em San Antonio (Texas) e Nova Orleães (Luisiana).

Estes comités já vão estar representados na delegação de activistas sindicais e juvenis que se deslocará a Cuba por ocasião do Primeiro de Maio.

Instituições da Saúde recebem doação do Japão

Os hospitais Juan Manuel Márquez, Pedro Borrás e Centro Psicopedagógico 14 y 47, na província de Havana, receberam na semana passada uma doação de medicamentos, equipamentos para geração eléctrica e brinquedos da parte de activistas solidários japoneses.

Ken Matsamura, no passado dia 5 de Fevereiro, durante a entrega de ajuda japonesa formalizada no Hospital Pediátrico Juan Manuel Márquez / ACN

A entrega dos materiais foi formalizada no Hospital Pediátrico Juan Manuel Márquez por Ken Matsumura, em representação dos cidadãos japoneses, revela a agência ACN.

Matsamura disse na ocasião que «este gesto responde ao empenho em ajudar este país a vencer a crise económica provocada pelo recrudescimento das medidas coercivas unilaterais dos Estados Unidos» a Cuba.

Carolina Herrera, em nome da instituição hospitalar, agradeceu a generosa oferta dos «amigos japoneses», que contribuirá para garantir a prestação dos cuidados de saúde no meio de um panorama complexo como é o da falta de electricidade.

«Obrigada por fazerem parte de projectos solidários com Cuba, por acreditarem no trabalho dos médicos cubanos e confiarem no nosso sistema», disse a médica na presença de Matsumura, a quem o Ministério cubano da Saúde Pública prestou reconhecimento, pelo «seu trabalho altruísta».

Recorde-se que o presidente dos EUA, Donald Trump, mantém uma política de linha dura em relação à Ilha, na sequência do seu mandato anterior, em que reforçou o bloqueio com 243 medidas adicionais.

No actual mandato, já reintegrou o país caribenho na lista unilateral de alegados patrocinadores do terrorismo – da qual Biden o havia retirado quase à beira da saída.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui