Na semana passada, os secretários executivos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), Elias Mpedi Magosi e Jorge Arreaza, respectivamente, assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação entre as ambas as organizações.
O acordo irá beneficiar dezenas de países africanos e latino-americanos e caribenhos, permitindo que se avance na negociação e na cooperação de projectos em múltiplas áreas.
Nos portais oficiais da SADC e da ALBA-TCP, destaca-se que «os objectivos do memorando são proporcionar um enquadramento para a colaboração de ambas as partes em diversos programas e actividades, bem como promover uma estreita cooperação e consulta em assuntos de interesse mútuo».
De acordo com o documento firmado em Caracas (Venezuela), as duas organizações de integração regional irão «promover a industrialização, o comércio regional e internacional, a paz e a segurança, e o desenvolvimento do turismo, e contribuirão para o desenvolvimento económico, social e humano dos respectivos estados-membros».
Ao abrigo do memorando de entendimento, SADC e ALBA-TCP vão intensificar a cooperação em áreas como: desenvolvimento social e humano; formação e liderança dos jovens; programas de intercâmbio educativo e bolsas; trocas culturais e desportivas; programas contra o analfabetismo com recurso tecnologias modernas e programas científicos e de prestação de cuidados de saúde.
O acordo também prevê que os dois blocos se centrem em questões como cooperação em matéria de paz e segurança; gestão dos recursos naturais; gestão do risco de catástrofes; tecnologias de comunicação e informação, entre outras.
Marco importante para dinamizar o crescimento económico e promover a paz
Na sua página de Facebook, a Embaixada da Venezuela na África do Sul indicou que o acordo «representa um marco importante nas relações entre as duas organizações regionais e sublinha o compromisso partilhado de fomentar o crescimento económico, a paz e a integração».
Acrescenta que «ambos os organismos multilaterais partilham os mesmos princípios de integração económica regional e a luta contra a pobreza e a exclusão social».
No encontro entre as partes, Jorge Arreaza disse que a ALBA, criada por Chávez e Fidel – hoje, ALBA-TCP e com dez países-membros –, visa melhorar a integração regional e diminuir as injustiças sociais através do intercâmbio cultural, da solidariedade política, da cooperação económica, do bem-estar social e da equidade. Neste sentido, realçou que o acordo permitirá ao bloco atingir os seus principais objectivos.
Por seu lado, Magosi disse que os 15 países africanos que integram a SADC irão beneficiar com o acordo celebrado com a ALBA-TCP, que começou a ser trabalhado em 2021.
Para Magosi, «as duas organizações têm muito em comum, como a promoção da paz e da segurança, e a promoção da integração regional e económica», e isso faz com que a cooperação entre ambas seja muito benéfica para elas mesmas e os seus povos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui