Segundo a Comissão Sindical do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia, e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul), a responsabilidade pelo descontentamento revelado no voto maioritário dos trabalhadores tem inevitavelmente de ser atribuída à administração da VW Autoeuropa, «pois ao longo de todo o processo negocial esta condicionou o seu resultado com uma constante posição de reserva e contenção em relação a uma actualização salarial mais justa, entre outros aspectos».
Para além disso, o resultado do referendo reflecte ainda um sentimento de protesto em relação à situação que os trabalhadores têm vivido nos últimos meses, com os acentuados ritmos e cargas de trabalho intensos, entre outros problemas que se têm vindo a arrastar sem a devida resposta.
«Ao longo de todo o processo negocial esta [a administração] condicionou o seu resultado com uma constante posição de reserva e contenção em relação a uma actualização salarial mais justa, entre outros aspectos»
Comissão sindical
Para a Comissão Sindical, o descontentamento em relação ao conteúdo do pré-acordo, nomeadamente ao clausulado de carácter pecuniário, não desvaloriza, no entanto, outras cláusulas como a solução encontrada para o pagamento do valor correspondente ao subsídio de turno aos trabalhadores da montagem e pintura, entre outras.
A Comissão Sindical entende assim que, perante este resultado «impõe-se a continuação do diálogo entre as partes envolvidas e que deve ser retomado com a maior brevidade possível o processo negocial de forma à obtenção de um acordo interno que satisfaça as justas reivindicações dos trabalhadores». Considera ainda que se tem que prosseguir a organização das condições necessárias para o futuro lançamento do novo modelo em preparação, «para o qual é fundamental a motivação dos trabalhadores».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui