A hora da conferência de imprensa da Federação Nacional de Professores (Fenprof), que estava agendada para as 17h de hoje, foi adiada para o final da reunião de última hora agendada pelo gabinete do ministro. Mário Nogueira, secretário-geral da estrutura sindical, deverá transmitir as conclusões do encontro com a tutela, com início marcado para as 19h.
Numa declaração emitida na passada sexta-feira pelo seu secretariado nacional, a federação salientou, por um lado, que o Ministério não só não tem dado resposta aos problemas com que o sector o confronta, como tem demonstrado falta de abertura para dialogar e assumir um compromisso com os professores. A última reunião entre as partes ocorreu a 6 de Junho e, até hoje, a equipa de Tiago Brandão Rodrigues ainda não tinha contactado a Fenprof.
A federação sindical tem vindo a afirmar a sua disponibilidade para o diálogo, com repetidos apelos a que o Ministério da Educação dê resposta às reivindicações dos professores.
A greve nacional de professores e educadores, agendada para a próxima quarta-feira, tem como principais reivindicações o combate à precariedade, o descongelamento das carreiras e dos salários, e a criação de um regime especial de aposentação.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui