Hoje é o dia em que entram em vigor três medidas emblemáticas do Orçamento do Estado para 2016. A par das 35 horas de trabalho semanal na Administração Pública e da reposição do IVA na restauração nos 13%, a tarifa social de energia vai passar a ser aplicada de forma automática a todos os clientes a quem seja aplicável.
Até agora, os potenciais beneficiários tinham que fazer o pedido às distribuidoras de electricidade e gás natural. A partir de agora são cruzados os dados da Autoridade Tributária e da Segurança Social para que a aplicação seja feita de forma automática. Os consumidores devem receber a factura de Julho já com o desconto reflectido.
De acordo com fonte governativa, a tarifa social de energia abrange apenas 160 mil família, um número que se espera que aumente para as 660 mil até ao final do mês. O desconto face aos preços do mercado regulado e do mercado livre pode atingir os 30%.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui