O AbrilAbril confirmou a informação avançada pela Lusa ao final da tarde: 2018 vai ser mais um ano de recuperação de poder de compra para os pensionistas que menos recebem, com a inclusão do aumento extraordinário de dez euros, à semelhança do que aconteceu para este ano.
A medida foi fechada durante a tarde entre o Governo e o PCP, que já tinha avançado com propostas idênticas nos dois últimos anos. Se em 2016 a subida não foi considerada, em 2017 foi possível um aumento de dez euros, que se vai repetir e em 2018 abrangerá mais de um milhão de pensionistas ao mesmo tempo que, para um universo superior a meio milhão, haverá também um aumento de seis euros.
Esta subida das pensões, que perderam 7% de poder de compra com o anterior governo, resulta da pressão dos comunistas para que estas sejam valorizadas. O BE, por sua vez, acordou com o PS (logo em Novembro de 2015) apenas o seu descongelamento e a aplicação da lei que, em 2018, garante apenas um aumento de dez euros para quem ganha mais de 588 euros.
De acordo com fonte ligada ao processo orçamental citada pela Lusa, são cerca de 1,6 milhões de pensionistas que serão abrangidos pelo aumento extraordinário – número confirmado pelo AbrilAbril.
A proposta de Orçamento do Estado, aprovada hoje pelo Conselho de Ministros, é conhecida amanhã, após a sua entrega na Assembleia da República.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui