|poluição

Sátão: população de Rãs queixa-se de esgotos a céu aberto

A população da aldeia de Rãs, no distrito de Viseu, denuncia a «lamentável» descarga de esgotos para a ribeira de Sátão, sem qualquer tipo de tratamento, que afecta a biodiversidade e a saúde pública. 

Créditos / Jornal do Centro

Tal como PEV denunciou em Abril, numa pergunta endereçada ao Ministério do Ambiente, o saneamento da povoação de Rãs, na União das freguesias de Romãs, Decermilo e Vila Longa, no concelho de Sátão, «está a ser encaminhado para uma fossa séptica localizada a poucos metros da povoação, no meio de terrenos de cultivo».

As águas são posteriormente encaminhadas através de tubagem para a ribeira de Sátão, afluente do rio Dão, sem qualquer tipo de tratamento. Além disso, os habitantes de Rãs afirmam que uma ruptura do colector leva a que os efluentes sejam descarregados directamente para os campos de cultivo onde crescem os pastos para os animais. 

«A população considera esta situação lamentável, pois há anos que o saneamento se encontra neste estado, sem que se perspective a resolução do problema e o tratamento adequado dos esgotos», lê-se na missiva d'Os Verdes. 

O partido ecologista alerta ainda para o facto desta descarga, «conjuntamente com outras situações similares que ocorrem neste concelho e em outros municípios do distrito de Viseu», contribuírem para sobrecarregar o rio Dão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui